...





domingo, 11 de abril de 2010

Reformando os móveis

Depois de namorar por 3 anos, decidimos morar juntos. A procura pela casa durou 8 meses, muitos fatores influenciaram nossa escolha até encontrarmos o lugar ideal. A mudança foi uma loucura, ocorreu durante o conturbado carnaval de 2009. Na verdade foram as mudança, pois cada um tinha o seu apartamento.
Com todos os móveis dentro da casa veio a questão: como harmonizar cores, estilos, objetos tão diferentes, oriundos de duas casas diferentes?
A solução veio aos poucos. O primeiro desafio era a cor dos móveis de madeira. Os que vieram da casa dele eram escuros, tipo nogueira e os meus claros em marfim. Decidi escurecer todos os meus móveis, a grana estava curta devido à mudança e aos problemas estávamos passando, mandar reformá-los estava fora de questão. Então coloquei a mão na massa...
Optei por fazer pátina, depois de ler sobre a técnica, fui às compras. Ao chegar na loja de material de construção para comprar uma lista enorme de produtos, tive uma grata surpresa. Existe uma tinta própria para isso, muito fácil de aplicar, evitando muitos passos que eram necessários antes.

O resultado ficou assim...
Sala de Jantar

Detalhe da pintura do buffet

Para fazer igual...

Material:
Lixa para madeira
Pano para limpeza
Tinta látex branca
Verniz Stein na cor Nogueira
Pincel largo comum 
Pincel largo para pátina

Pondo a mão na massa!
  1. Lixe todo o móvel retirando vestígios de verniz e brilho de tinta. Não precisa ficar na madeira crua, pois receberá uma base. Limpe com um pano seco retirando todo o pó. Dica: Use sua furadeira com um adaptador para lixa para lixar superfícies maiores.
  2. Com o pincel comum pinte de branco. Essa pintura não precisa ficar perfeita pode apenas cobrir a cor anterior. Aguarde secar.
  3. Com o pincel para pátina. Pinte no sentindo dos veios da madeira, usando o verniz stein. Apóie o pincel na extremidade onde deseja iniciar e leve-o de uma só vez até o final da surperfície para garantir um efeito melhor. Aguarde secar e repita o processo.
Simples né?!

Para o estofado das cadeiras (eram vermelhas) escolhi um vinil branco pois combinava com o jogo de sofás que era do meu apartamento, também branco.
Os assentos foram tirados para pintar as cadeiras. Retirei o tecido antigo, cortei o vinil branco em quadrados um pouco maiores que o assento e fixei por baixo usando tachinhas de metal.

Pronto agora temos todos os móveis em madeira escura! O custo? Menos de R$100,00!

4 comentários:

  1. Denise,
    tenho duas cadeiras herdadas de minha mãe e gostaria de fazer uma pátina como a sua... o que deu esse efeito sobre a tinta látex branca? Foi o verniz? Pareceu-me que no item 3 do "Pondo a mão na massa" faltou algo para ser explicado, já que você especificou bem no item 2 o uso do látex.
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Respondendo para a Marina

    Oi Marina!

    Você tem toda razão!
    No item 3 é para usar o verniz...
    Desculpe, já estou corrigindo.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  3. Xiiiiiiii, Denise, estamos bem, porque só agora vi seu comentário também! Gostaria de saber outra coisa, ainda sobre seus móveis de sala de jantar: por acaso eram de mogno envernizados? Meu marido mora no Rio, e eu em Vitória-ES (somos Casal 20 Ver, rsrsrs, e ele está voltando trazendo uma mesa super conservada, de mogno... daqueles que nos cansaram no estilo passado, por causa das imitações baratas, nas lojas populares. As cadeiras são de assento ripado, de espaldar alto... madeirame bom mesmo, resistentes... se os seus eram assim também e ficaram tão bonitos, quem sabe os meus têm jeito?

    ResponderExcluir
  4. Respondendo para a Marina

    Oi Marina!

    Os móveis não eram de mogno, eram de marfim (madeira clara) envernizados, parecido com esses que você falou só que bem clarinho.
    Apesar da diferença dos tons acredito que não tenha erro. O principal é lixar bem para tirar o brilho da tinta/verniz anterior.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails