...





quarta-feira, 29 de maio de 2013

10 Dicas para receber bem em sua casa - almoço ou jantar

Adoramos receber os amigos em casa, seja para um almoço, jantar ou festas. E quando isso acontece tenho o cuidado de deixar tudo impecável para que a experiência dos nossos convidados seja a melhor possível.
Meu marido sempre tece elogios e diz que sou uma ótima anfitriã, de fato percebo que tomo alguns cuidados que gostaria muito que tivessem por mim quando vou à casa dos outros, coisas simples, mas que fazem toda a diferença.

Nesse primeiro post de dicas para receber bem, vou falar sobre almoços e jantares.

Dicas para receber bem os amigos em almoços e jantares


1- O cardápio deve agradar à todos
Evite fazer comidas muito diferentes. Pense na entrada, salada, prato principal, sobremesa e bebidas.

Pergunte, sempre, se existe alguma restrição alimentar. Imagine preparar camarão para alguém que é alérgico? Tenha uma atenção especial com diabéticos providenciando sempre bebidas com zero açúcar e sobremesa diet.

Se você for do tipo mega organizado crie uma planilha com os alimentos preferidos e restrições dos seus amigos.

2-Bebidas
Deixe as bebidas e copos em um local de fácil acesso aos convidados para que tenham a liberdade de se servirem sozinhos. Sempre providencie água, independente do que irá servir.

3- Tenha certeza que terá todos os utensílios necessários
Você precisa ter louça, copos e talheres em quantidade suficiente para todos os convidados. Se seus jogos estiverem desfalcados, não tem problema, misture pra valer dando a impressão que foi proposital, em recepções informais isso não é problema. Outra saída que muitas vezes dá certo é fazer diferente apenas para as crianças. O que não vale é louça quebrada!

Se a recepção for mais formal, providencie os utensílios necessários, você não precisa comprar. Pode optar pelo aluguel.

4- Som ambiente
Evite som muito alto, isso atrapalha a conversa. Pode optar por um bom show em DVD. TV ligada, só em último caso, como a final de um campeonato onde a maioria tem interesse no jogo!

5- Decoração
Se o almoço ou jantar for temático, vale a pena decorar o ambiente, mas sem exageros. Uma boa opção é usar uma louça diferente, por exemplo em um jantar japonês.



Mantenha a porta fechada dos cômodos da casa onde não quer que as pessoas tenham acesso, como seu quarto, por exemplo.

Retire objetos frágeis do alcance das crianças pequenas para evitar transtornos.

6- Lavabo / Banheiro

Prepare o lavabo e na falta dele um banheiro para que seus convidados tenham conforto. No caso de almoços e jantares um kit com fio dental, absorvente e creme para as mãos é o suficiente.

Não esqueça de colocar rolos de papel higiênico extras e toalha de mão também.

Nem preciso falar que o banheiro deve estar impecavelmente limpo e abastecido com sabonete e papel higiênico para uso.

No meu lavabo não tenho prateleira para colocar essas coisas então arrumei algumas soluções. O papel higiênico extra fica em um vidro cilíndrico desses comprados em loja de 1,99. 



Os sabonetes são miudinhos, decorativos para serem usados e descartados e ficam igualmente em um frasco de vidro sobre a pia. 


O restante coloco em uma cestinha.



7- Considere o clima
Em dias chuvosos deixe perto da porta um local para seus convidados deixarem o guarda-chuva e mantenha um daqueles grandes para acompanhá-los caso não tenham trazido.



Em dias frios evite deixar muitas janelas abertas que proporcione correntes de ar. O contrário nos dias quentes, por favor!

8- Receba na porta
Receba os convidados na porta de sua casa. Ofereça para guardar bolsas e outros objetos. Conduza até o local onde poderão se acomodar e ofereça algo para beber.

9- Crianças
Se você não tem crianças, mas seus convidados sim, esteja preparado para recebê-los. Preparar um cantinho com atividades, como desenho, jogos de tabuleiro, vídeo game ou mesmo a TV com algum desenho animado, deixa as crianças entretidas e você e os pais sossegados! Lembre-se de considerar a idade das crianças!

Se você tem crianças, ensine seus filhos a receber os filhos de seus amigos e não se incomode em impor regras quanto ao uso de brinquedos e brincadeiras que possam machucar.

10-Assuntos
Cuidado com assuntos que possam gerar polêmica e também aqueles que possam deixar seus convidados na saia justa. Não vá comentar sobre a última vez que seu amigo trouxe a ex-mulher para jantar, com a mulher atual, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails