...





quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dicas para a limpeza de calhas

É essencial uma limpeza regular das calhas para evitar que as canaletas obstruídas desviem o fluxo de água das chuvas para forros e lajes. Problema é mais comum nos meses de Outono, quando a queda de folhas das árvores é mais frequente

Folhas, galhos, sacos plásticos entre outras sujeiras trazidas pelo vento podem se acumular sobre calhas e no interior dos condutores do telhado gerando grandes problemas para o imóvel.

Esses resíduos, que parecem inofensivos, entopem as canaletas e dificultam a passagem da água das chuvas, comprometendo a estrutura por conta do peso da água, atingindo forros e lajes e causando infiltração.



Para evitar a dor de cabeça é recomendável que seja feita uma limpeza das calhas regularmente. “Uma limpeza completa, duas vezes por ano, é o suficiente para o fluxo de água permanecer sempre livre nas calhas”, afirma a arquiteta da Praquemarido, rede especializada em serviços de manutenção e reforma, Cristiane Sita.  Porém as casas que estão localizadas próximas a árvores ou a edifícios devem ter uma limpeza com maior frequência, pois além das folhas que caem, pode haver também as sujeiras jogadas pelos moradores dos prédios, agravando o problema.

Trabalho com segurança

Embora pareça simples, é recomendável que as pessoas não se arrisquem subindo em telhados para realizar este tipo de limpeza. O mais indicado é sempre contar com profissional especializado e que possua os equipamentos adequados para este tipo de serviço. “A altura do imóvel, a firmeza da escada e a proximidade da calha com a rede elétrica são itens a considerar para evitar acidentes. É sempre recomendável contar com um auxílio profissional,” conta a arquiteta Cristiane. Segundo a arquiteta, alguns cuidados são essenciais para que este serviço seja feito com segurança e sucesso:

Dicas para a limpeza de calhas

1) CUIDADO COM A ESCADA – Não apoie a escada sobre a calha, pois ela pode se danificar e até mesmo quebrar. É essencial que ela fique firme no chão para que não haja quedas.  A escada com “duas pernas” é a mais segura, embora a execução do serviço seja dificultada por forçar a trabalhar lateralmente. Se possível, peça ajuda de uma pessoa para segurar a escada enquanto você faz a limpeza. Caso a altura seja demasiada para você, há a possibilidade de se alugar um andaime. O andaime é uma estrutura metálica que possui um patamar de maior dimensão que a escada e pode facilitar.

2) REMOÇÃO DAS FOLHAS – Com as mãos ou com a ajuda de uma colher de plástico ou de jardim, remova as folhas e sujeiras. A dica é usar sempre uma luva apropriada para fazer o serviço, assim é possível evitar possíveis doenças ou cortes. Afinal, nunca se sabe a origem e o tipo de resíduos que vão parar na calha.

3) PÓS-LIMPEZA - Coloque o material recolhido em um saco de lixo e aproveite para tirar todo o resíduo sobre o telhado que esteja próximo a calha e que seja fácil de ser removido. Isso evitará novos entupimentos logo após a limpeza.

4)  FINALIZAÇÃO – Com a ajuda de uma mangueira verifique se as calhas estão completamente desentupidas. Utilize a pressão d’água para uma última limpeza, isso servirá para desobstruir e retirar os resquícios de sujeira sobre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails