...





terça-feira, 22 de julho de 2014

Piso vinílico autoadesivo - como instalar

Quando mudamos de casa nem sempre encontramos o imóvel nas condições que seriam ideais. Muitas vezes são necessárias pequenas obras e reparos para ficar com a nossa cara e até mais aconchegantes. Na minha casa o quarto que fazemos de escritório teve o piso remendado, é isso mesmo, parece uma colcha de retalhos! É piso frio, e até que foi bem colocado, mas tenho aqui dois pisos diferentes na cor e no modelo e isso me incomoda muito!

Terei que fazer a troca do piso, foi então que pesquisando encontrei esse piso vinílico autoadesivo. Além de ser bonito, é resistente e fácil de instalar. Do tipo faça você mesmo. Ainda não me decidi mas esta provavelmente será a melhor e mais barata solução.

Achei tão legal que decidi ensinar aqui como fazer a instalação do piso vinílico auto adesivo e é claro que se eu fizer trago o resultado e minha experiência para aqui também. O preço pode variar entre R$ 40,00 e R$ 100,00 o metro quadrado

Como instalar piso vinílico auto adesivo

Material

  • Piso vinílico em réguas 
  • Trena 
  • Estilete
  • Régua
  • Lápis

Dicas para começar

  • 24h antes de instalar mantenha o piso em temperatura ambiente, na posição horizontal em local plano.
  • Verifique se é necessário nivelar o contrapiso onde será feita a instalação. A recomendação é que não haja mais do que 3mm de diferença.
  • O local da instalação deve estar limpo e sem umidade.
  • Faça a instalação paralelamente à parede mais comprida, preferencialmente partir da área que ficará mais visível no cômodo.

Instalando o piso vinílico autoadesivo

1- Remova o papel adesivo e cole
Retire o papel adesivo e cole o piso no chão bem rente à parede. Repita o processo até terminar toda a primeira fileira.
O último pedaço do piso que será instalado deve ser cortado para ajustar no comprimento. Use o estilete e a régua para cortar.
Dicas: ao dar continuidade na fileira, certifique-se que o desenho do piso está em sequência. Quando for cortar, faça com o lado decorado para baixo, evitando danos causados pelo estilete, cole a parte cortada virada para a parede.

2- Colando as fileiras seguintes
Corte o piso pela metade e repita o procedimento de colagem, colando a segunda fileira bem rente à primeira. Desta forma a emenda ficará alinhada com a metade da fileira anterior.
A terceira fileira deve ser feita igual à primeira, a quarta fileira deve ser igual à primeira e assim por diante.

3- A última fileira
Provavelmente será necessário ajustar a largura da última fileira. Faça o seguinte, sem remover o papel adesivo, coloque duas tiras de piso sobre a última que foi colada. Ficará como um sanduíche, uma tira colada e duas soltas. Arraste a tira que está solta, por cima, até que encoste na parece. A largura que ficar aparente da tira solta que está por baixo ("recheio do sanduíche"), será a medida para completar o espaço para a última fileira, maarque com o lápis e corte com estilete, sempre com o lado decorado para baixo.

Finalização

A finalização pode ser feita colocando um rodapé em toda volta do cômodo onde a instalação foi feita.

Dúvidas frequentes sobre piso vinílico autoadesivo

Quanto devo comprar?
Compre pelo menos 10% a mais do que a metragem do cômodo onde será instalado. Para calcular faça: (largura do cômodo x comprimento do cômodo) x 1,1 = quantidade de piso necessária.

Pode ser instalado sobre qualquer superfície?
Pode ser instalado sobre quase todas as superfícies. De maneira geral elas não podem ser lisas demais, não podem ser úmidas e nem soltar partículas. 
  • Em pisos frios: pode ser instalado desde que o rejunte não esteja muito desgastado, neste caso é preciso nivelar.
  • Em contrapiso de cimento: pode ser instalado, mas coonvém passar colar de contato para evitar que o constrapiso solte particulas de areia que venham a fazer com que o piso vinílico descole.
  • Em cimento queimado: pode ser instalado, mas é necessário fazer uma preparação específica.
  • Em madeira: não é recomendado pois a madeira troca umidade com o ambiente podendo causar o apodrecimento dela.
Posso instalar em qualquer local?
Não. O piso vinílico autoadesivo não é recoemdado para áreas externas e também área úmidas.

Quais são as vantegens do piso vinílico autoadesivo?
Além da facilidade em fazer a colocação, ele é a prova d'água, antiderrapante, anti-alérgico, fácil de limpar, adere ao chão sem deixar espaços para insetos e por não ser flutuante não se ouve o "toc toc" ao se caminhar por ele. É "zero felling", ou seja, tem estabilidade térmica não fica gelado no inverno ou quente no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails