...





terça-feira, 14 de outubro de 2014

Arquiteto dá dicas de decoração para o quarto das crianças

Que tal deixar o quarto dos pequenos mais aconchegantes, bonitos e seguros? Pequenas adaptações na decoração podem deixar os ambientes mais acolhedores e ideais para momentos de brincadeiras, leitura e descanso.

De acordo com o arquiteto Eduardo Cunha, uma das maiores preocupações ao fazer um projeto infantil é que ele não seja datado. “As crianças estão em constante desenvolvimento e seus gostos mudam com muita frequência. Ao fazer um projeto temático, corremos o grande risco dos pequenos logo enjoarem, por isso aconselhamos sempre tons pastéis, com o colorido e os desenhos destacado nos adornos. Temos que achar o meio termo entre o que as crianças gostam e o que é prático no dia a dia”, destaca. 

O arquiteto alerta também sobre a disposição dos móveis para garantir espaços mais seguros. Segundo o profissional, é preciso evitar quinas acentuadas, pontiagudos ou arestas vivas. “Sugerimos sempre pontas arredondadas, móveis de madeira e longe das janelas, além de tapetes antiderrapantes coloridos, que deixam os espaços mais bonitos e evitam possíveis alergias e tombos”, afirma.

Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de fazer um projeto é a limpeza. Papeis de parede, portas de armários esmaltadas e emborrachados são algumas opções recomendadas. “Além de contribuírem na hora da limpeza, alguns materiais deixam o ambiente mais divertido, permitindo maior interatividade da crianças com seu espaço”, conta Eduardo Cunha.

Veja algumas ideias de espaços feitos sob medida para as crianças

Ambiente: Espaço Kids
Profissional responsável: Eduardo Cunha



O Espaço Kids foi idealizado e reformulado com intuito de aproveitar ao máximo o que já existe de melhor no ambiente dedicado às crianças. O designer de interiores Eduardo Cunha, responsável pelo projeto, se inspirou no conceito lúdico e educativo, fazendo um convite à criançada ao mundo mágico das letras do alfabeto. Nos 20 m² quadrados, um dos destaques é o quadro negro, que recebeu uma nova pintura, atendendo os exigentes clientes mirins. Além disso, foi fixada placas em metal nas suas extremidades, onde as letras do alfabeto são colocadas com ímãs. Ao entrar no Espaço Kids, há um espaço destinado ao cantinho da leitura, com uma prateleira e nichos, recheados de brinquedos e livrinhos. Futons sobre pallets, almofadas coloridas e um tapete fazem parte da ambientação. No centro do ambiente permanecem os bancos pinos com as mesas Quéops, ideais para as crianças soltarem a imaginação nos desenhos. Um pufe colorido próximo à televisão traz mais conforto para aqueles que assistem os desenhos animados. O ambiente recebe também tons amadeirados no piso vinílico e nos painéis, um revestimento pintado de azul que representa o movimento das ondas, simbolizando as águas que rodeiam a ilha.

Ambiente: Quarto infantil
Profissional responsável: Ana Cláudia Navarro e Sylvia Thomaz Navarro



Uma das maiores preocupações dos pais é a modificação dos quartos dos filhos à medida que eles vão crescendo. Atentas à questão, as designers Ana Cláudia Navarro e Sylvia Thomaz Navarro criaram um espaço lúdico e divertido, no qual meninas e meninos de até 12 anos podem descansar, brincar, estudar e se divertirem sozinhos ou com os amigos. Trocando apenas adornos ou complementos, o ambiente de 14 m² pode ser adequado facilmente ao gosto do seu dono. No projeto foi fundamentalmente explorado o uso da madeira, da laca, da iluminação branca, do carpete e das cores neutras com pontuações de outras tonalidades, proporcionando leveza ao quarto. Já a parede serve como um quadro negro e possibilita que a criançada colora e solte a imaginação, não causando nenhum prejuízo ao revestimento.

Ambiente: Quarto de menina
Profissional responsável: Ana Raquel Oliveira



A sobrinha Stella, de cinco anos, xodó da família da arquiteta Ana Raquel Oliveira, foi a grande inspiração no desenvolvimento do projeto do quarto de menina para a Decora Lider 2012. O objetivo foi tornar o ambiente propício para as princesinhas sonharem. O espaço de 16 m² contempla cantinhos onde as crianças podem ler, brincar, estudar, assistir TV, descansar e claro, maquiar. O mix de cores remete a alegria e leveza que um ambiente como este deve ter, mas, os tons de rosa e azul predominam entre os papéis de parede e tecidos. A cama com pedras swarovisk confere ainda mais charme e feminilidade ao quarto, que tem também como destaque, o piso da EKKO Revestimento, utilizado para exaltar o mobiliário e os detalhes do espaço.

Ambiente: Quarto do menino
Profissional responsável: Leila Dionizios



Leila Dionizios, arquiteta especializada em luminotécnica, criou para a Decora Lider 2012 um quarto de sonhos para os meninos. Perfeito para uma criança de dez anos, que vive uma idade intensa e cheia de mudanças, o ambiente de 23,60 m² possui uma decoração charmosa, mas que não determina ser infantil ou adulta. Para conseguir este efeito neutro, Leila explora os tons claros, como a laca de cores verde oliva, fendi e pérola, predominantes no espaço. O quarto também é composto por um mobiliário de design moderno e com linhas retas, que proporcionam um clima lúdico e jovem. O destaque e lançamento é a cama Tonus, um lindo móvel que faz referências aos orifícios e curvas dos instrumentos musicais de sopro.

Ambiente: Quarto da menina
Profissional responsável: Mariana Vaz



Se inspirando no bairro do Maracanã e em sua filha, a arquiteta Mariana Vaz fugiu do rosa na concepção do ambiente de 15m². Pensando em uma garota esportista e que adora futebol, a profissional projetou um espaço feminino, delicado e cheio de personalidade. O quarto é ideal para dormir, brincar, estudar e tudo o que tem direito de fazer uma menina vaidosa e moleca. O amarelo deu vida e destaca os outros tons presentes nos adornos. Os tecidos e papéis de parede, por sua vez, conferem charme e sofisticação ao ambiente contemporâneo. Um tapete em formato de bola, uma Barbie jogadora de futebol e o mascote da Copa, personificam ainda mais a dona do quarto.

Fonte: Lider Interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails