...





segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Passo a passo: porta guardanapo feito com mosaico

O mosaico, técnica milenar criada pelos romanos, tem admiradores entre decoradores e artesões de todo o mundo e, além ser uma linda opção de presente feito em casa, também é ótima fonte de renda alternativa. Marcela Muñoz, artista plástica e artesã chilena, que desenvolve a técnica desde quando se mudou para o Brasil aos 10 anos de idade, ensinará como confeccionar diversas peças decorativas em curso online gratuito.

Para dar uma prévia do assunto que será abordado no curso, Marcela mostra em cinco passos a confecção de um porta-guardanapos em forma de peixe.


Aprenda a fazer passo a passo o porat guardanapo com mosaico


Material



  • Peça em MDF branca (você pode pintar com tinta PVA); 
  • azulejo estampado; 
  • seixos pequenos brancos (pedras); 
  • cola massaplic; 
  • rejuntamento acrílico branco; 
  • esponja; 
  • palito de sorvete; 
  • pano; 
  • martelo
  • espátula de EVA. 
Passo a passo

1) Passe a cola massaplic em pequenas quantidades na superfície da peça e inicie a colagem dos seixos (pedras).


2) Coloque o azulejo virado para baixo no pano e o cubra, com um martelo bata no meio, mas não com muita força, e aos poucos vá quebrando o azulejo até ter pedaços pequenos.

3) Utilizando um palito de sorvete, passe a cola em toda a borda da peça e dê início a colagem dos cacos de azulejos.

4) Finalize toda a borda e dê início ao preenchimento em toda a peça.

5) Depois que a peça estiver seca, rejunte-a espalhando a massa com a espátula e limpe a peça utilizando a esponja úmida.

Informações sobre o curso - "Técnicas de mosaico: compreendendo os segredos"

Será dividido em dois níveis de dificuldade: básico e intermediário. 
Na primeira etapa, Marcela introduzirá a história do mosaico e as ferramentas necessárias para o trabalho. Além disso, a artesã ensinará as técnicas do mosaico direto e indireto, em um as pastilhas são colocadas diretamente sobre a superfície em que se aplica o concreto e o outro, a pastilha é aplicada antes do cimento na superfície. 
Para o segundo dia de curso, a artista Marcela Muñoz ensinará três peças de decoração feitas em estilos diferentes: bandeja em mosaico contemporâneo, cachepô com mosaico estilo Gaudi e mosaico em vidro na garrafa de vidro. A artesã ensinará a preparar diferentes superfícies de trabalho, a manusear as ferramentas de trabalho com mosaicos e a trabalhar as peças que serão confeccionadas.

Como participar do curso
Acesse o site www.eduk.com.br e faça a reserva para o curso.
Data: 6 e 7 de janeiro de 2015 
Hora: 14:00 (ao vivo) e 17:00 (reprise)
Duração: 6h
Nível: básico e intermediário
Não há pré-requisito

Marcela Muñoz
Artista plástica, formada em Processamento de dados e autodidata na arte do mosaico. Já ensinou técnicas de pintura, quebra, queima, colagem e rejunte de pastilhas de vidro em peças de decoração para mais de 300 garotos no Projeto Solidariedade com Arte, criado por ela em 2003. Desenvolve peças em mosaico e aulas para conceituadas empresas, como Votorantim, Henkel, Black&;Decker. Suas peças já foram comercializadas em grandes lojas de decoração e departamentos, como C&C, Pão de Açúcar e lojas Etna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails