...





terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Projetos de captação de água da chuva

Com o enorme problema da falta d'água surgiram inúmeras iniciativas de projetos para a captação de água da chuva. As pessoas tem se conscientizado que precisam economizar a maior quantidade de água possível e fazer a captação da água da chuva é uma forma inteligente de economizar e ainda garantir uma reserva.

Existem alguns cuidados que precisam ser tomados para fazer essa captação. A água da chuva, embora caia do céu, não é limpa e tão pouco potável, portanto só pode ser usado para a lavagem de pisos, automóveis, regar jardim, dar a descarga e usos semelhantes. Nada de cozinhar, lavar louça ou tomar banho com essa água!

Há quem defenda que basta usar cloro para tratar essa água, parecido com o que se faz na piscina, mas não é tão simples assim. O uso de produtos químicos deve ser feito por um técnico especializado e mesmo assim só seria recomendado usar a água tratada dessa forma em casos muito extremos, pois ha riscos para a saúde.

Selecionei dois projetos alternativos, bastante interessantes, para a captação de água da chuva e deixo como sugestão para você.

Projetos de captação da água da chuva

O primeiro é um projeto dos arquitetos Uli Zens e João Pedro David, que criaram um sistema vertical de captação e armazenamento de água da chuva que ocupa bem menos espaço do que as cisternas tradicionais, com capacidade para 320 litros de água.



O preço é um pouco salgado. Um sistema como esse custa em torno de 9 mil reais, incluindo o projeto, filtro, materiais, mão de obra especializada e garantia. Você pode entrar em contato com os arquitetos clicando aqui. Lembrando que esse é o mesmo valor para a isntalação de um sistema convencional de cisterna de até 5 mil litros.

O outro projeto que também gostei bastante é uma mini cisterna para residência urbana, no estilo faça você mesmo, bem mais barato do que o sistema acima, mas que além de precisar que você coloque a mão na massa, é bem menos elegante!

As imagens abaixo são de mini cisternas feitas por pessoas que fizeram o curso ou seguiram o passo a passo disponibilizado pelo Movimento Cisterna Já.


Aqui você pode ver como o sistema funciona, que prevê filtro para folhas e outras sujeiras grossas, descarte da primeira água e sistema de auto-limpeza da água.


O custo para fazer uma mini cisterna fica entre R$ 300,00 e R$ 400,00. Clique aqui e veja passo a passo como fazer. Ou se preferir assista ao vídeo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails