Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Passo a passo: placa tipo quadro negro

Quando nos mudamos para o interior decidimos que iríamos batizar nosso cantinho com um nome que simbolizasse nosso novo lar. Como a maioria das casas aqui tem placa, resolvemos fazer a nossa para dar um toque pessoal logo na entrada.

Nome escolhido e depois de muitas pesquisas ficamos apaixonados por placas que imitam quadro negro, as lousas escolares, e partimos para a produção. Em um primeiro momento pensei em usar giz e envernizar por cima, logo descobri a existência de uma caneta que imita giz e fomos às compras.



Comprei uma lousa infantil, dessas baratinhas que vendem em qualquer loja de brinquedo, ela era verde de um lado e crua do outro (de eucatex). Então a primeira providência foi pintar com tinta para lousa preta. A moldura de madeira clarinha, também não combinava, então recebeu verniz escuro. Preparada, foi a hora de transferir o desenho, contornar com a caneta e fazer o acabamento.

Confira passo a passo como fazer a placa tipo quadro negro


Material

1 Quadro negro/lousa escolar
1 galão de tinta lousa (Coralit Fosco Preto 225ml)
Fita Crepe
Verniz imbuia
Verniz spray fosco
2 folhas sulfite
Impressora jato de tinta
Lápis preto 
Caneta tipo giz (uni POSCA - usei dois tamanhos PC 3M e PC 5M)

Passo a passo

1- Prepare a lousa para receber o texto.
Isole a moldura com fita crepe e pinte com a tinta preta fosca, espere secar e repita o processo do outro lado. Duas mãos serão suficientes.
Depois de seco, retire a fita crepe da moldura e inverta, Proteja a placa, no entorno da moldura, para poder pintar com o verniz sem manchar. Pinte a moldura com verniz até achar que a cor está do seu gosto. Deixe secar.



2- Crie a arte da placa no computador e imprima no papel sulfite. Eu usei vários elementos que encontrei na internet para compor e o Photoshop para montar. Para imprimir usei a função que permite a impressão em duas páginas para ocupar todo o espaço da minha lousa.

3-  Com o lápis preto sombreie toda a parte de trás do papel impresso. Quanto mais escuro for o sombreado mais fácil para transferir.
Com a fita crepe fixe o papel já sobreado na lousa e contorne tudo com o lápis, calcaldo bem a ponta. Isso fará com que o desenho seja transferido para o quadro.

Repita o processo do outro lado. 


4- Usando a caneta que imita giz, contorne cuidadosamente tudo o que transferiu. Aguarde alguns minutos para secar e aplique o verniz em spray fosco para impermeabilizar. Depois foi só fixar usando um suporte (usei uma mão francesa - suporte para prateleira!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário