...





segunda-feira, 1 de junho de 2015

Passo a passo: Estandarte Junino - São João

Recentemente fiz uma viagem à cidade histórica de Tiradentes, além de ter ficado encantada com o lugar queria para mim cada peça artesanal que encontrava. Comprei algumas coisas, mas o principal é que muito do que eu vi tornou-se fonte de inspiração.

Uma dessas peças que me deixou com enorme vontade de fazer foi o estandarte junino. Era um mais delicado e colorido do que o outro. E embora tenha demorado um pouco para concretizar o trabalho, por conta da correria diária, nesse fim de semana ele deixou de ser projeto e tornou-se real. A tempo das festas juninas que já vão começar e com direito a passo a passo para quem quiser fazer também.



Passo a passo como fazer estandarte junino

Antes de começar a ensinar, acho que cabem algumas explicações. A primeira é que não tem regra, o legal é fazer um estandarte junino com a sua cara. Por isso é que só usei materiais que eu já tinha em casa. Outro ponto foi a escolha do Santo. Optei por São João por ser o padroeiro dos casados e das colheitas, tudo a ver comigo e onde eu moro.

  • Retalhos de tecido com estampas e cores diversas
  • Fita de cetim fina em diversas cores
  • Cianinha (eu usei vermelha)
  • Imagem de São João
  • Etiqueta adesiva tamanho carta
  • Plástico para retroprojetor (sim eu tinha isso guardado!)
  • Vareta de madeira
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Tesoura
  • Impressora jato de tinta
  • Cola quente

Passo a passo

1- Corte quadrados de tecido colorido. Eu precisei de 63 quadrados e a medida deles era de 5cm x 5cm.


2- Costure um quadradinho no outro, fazendo fileiras com 7 unidades, depois costure as fileiras.
Foi a minha primeira experiência com patchwork, então para quem está na mesma que eu cuidado na hora de cortar os quadrados para que estejam rigorosamente do mesmo tamanho e na hora de costurar para que a margem seja sempre igual. Isso para que não ocorram desencontros nas costuras. (Comigo aconteceu! :p)


3- Costure todas as fileiras. Escolha um dos tecidos para fazer um barrado na parte superior do estandarte deixando aberto nas laterais (como se fosse um tubo), para passar a vareta de madeira.



4- Dobre as pontas da extremidade de baixo, lemvando-as até o centro e costure bem na pontinha fazendo a "barra". Você perceberá que irá perder uns quadradinhos, eu optei por fazer assim, pois fiquei com medo de errar reduzindo a peça antes, mas você poderá economizar se quiser.


5- O estandarte junino está pronto. Agora você só precis decorar. Eu fiz assim:
Imprimi a imagem de São João na etiqueta grande usando uma impressora jato de tinta, cortei e depois colei a etiqueta no estandarte. Usei o plástico para retroprojetor para proteger a imagem. Ele foi costurado no tecido.
Usando a cola quente colei as fitas de cetim, por trás do estandarte na parte de baixo para fazer a franja, depois de colado cortei no mesmo formato do estandarte.

Fiz o acabamento de todo o contorno do estandarte junino e da imagem de São João, usando a cianinha. Usei cola quente para fixar.

Finalizei passando a vareta de madeira e usando um pedaço de fita de cetim para pendurar. Também fiz uns lacinhos com a fita de cetim para decorar.




Um comentário:

  1. Maravilhoso estandarte! Vou fazer um este ano e me inspirei no seu. Obrigada por compartilhar o passo a passo.

    ResponderExcluir

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails