...





sexta-feira, 31 de julho de 2015

Passo a passo: customização de cadeiras concha

A customização de cadeiras concha com o tema de automóvel foi a solução que encontramos para aproveitar peças que estão há mais de 40 anos na família e economizar na aquisição de cadeiras novas para a área da churrasqueira da nosa casa nova.


Conheça um pouco da história dessas cadeiras que quase foram parar no lixo, e aprenda como fiz a customização passo a passo.

A História das Cadeiras Concha

As cadeiras concha foram um ícone da década de 1970. Na minha casa lembro desde sempre de um jogo de jantar cujo as cadeiras eram deste modelo. Com o passar dos anos o jogo saiu da sala e foi para a cozinha, da cozinha para o quintal e de lá quase foi para o lixo.

Fez parte da minha vida, veio do Rio de Janeiro com meus pais, aparece nas fotos de festas em família e quando minha mãe a abandonou em uma de suas últimas mudanças de casa eu a resgatei para usar na área da churrasqueira da casa que acabara de me mudar. Originalmente as cadeiras eram brancas com os pés cromados e a mesa de azulejos com os pés iguais. Por ter sido deixado em uma área externa, quando peguei o jogo, estava com os pés muito enferrujados, fi quando fiz a primeira reforma. Tudo foi pintado de branco (exceto os azulejos da mesa) nos pés usei Hammerit uma tinta que detém o avanço do ferrugem. Isso aconteceu há 7 anos.



Com a nova mudança (última da minha vida, eu juro!), carreguei o jogo comigo, uso a mesa na cozinha, mas as cadeiras não couberam e ficaram encostadas até que pensamos e uma mudança radical: customizá-las com tema de automóvel para serem usadas na área da churrasqueira novamente, sepadas da mesa.

Passo a passo: customização de cadeiras concha

Material
  • Lixa 120
  • Rolinho de espuma
  • Pincel chato de cerdas moles
  • Hamerit preto
  • Tinta acrílica nas cores escolhidas.
  • Fita crepe*
  • Verniz spray brilhante
  • Números adesivos (os nossos foram presente do Cesar, uma amigo que trabalha na Center Graph)
Passo a passo

1- Lixe a cadeira até tirar o brilho da tinta anterior. No caso de cairas coloridas é necessário fazer uma base branca antes de iniciar a pintura. Limpe muito bem e aplique a fita crepe para separar as parte que serão pintadas de cores diferentes.
* Repare que essa cadeira (amarela e preta) usa uma fita crepe mais fina. É própria para pintar frisos e pode ser encontrada em loja que vende material para pintura de carros.

2- Usando o rolinho espalhe a tinta da primeira cor escolhida de forma homogênea. Use o pincel para fazer detalhes. Espere secar e pinte novamente até completar toda a cobertura.


4- Quando a primeira cor estiver bem seca, retire a fita crepe com cuidado. Cole novamente a fita crepe protegendo agora a parte que já foi pintada, para poder começar a aplicação da segunda cor.

5- Pinte os pés metálicos com a tinta hamerit preta.

6- Aplique a segunda cor usando o rolinho, se necessário use também o pincel. Tome cuidado para não borrar o que já foi pintado antes. Espere secar e repita a aplicação até obter cobertura total. Aguarde a secagem e retire a fita crepe com cuidado.


7- Aplique o número com cuidado para não formar bolha. Uma dica é fazer a aplicação na diagonal passando um pano macio por cima para retirar bolhas de ar. Os núneros dessas cadeiras foram um presento do nosso amigo Cesar, que trabalha na Center Graph e faz adesivos super legais, vale a pena conferir!

8- Aplique o verniz em spray por cima de toda a peça para ajudar na conservação.

Sobre a escolha das cores e dos números

72 - Ano de nascimento do meu marido, com cores inspiradas nos carros da Gulf.
53 - Remete ao Herbie do filme "Se meu Fusca Falasse", tanto o número quanto as cores.
71 - Meu ano de nascimento, com as cores inspiradas no Jaguar de corrida antigo.
9 - Número e cor isnpirados no carro do Corredor X do Speed Racer.
Cadeiras vistas de frente

Cadeiras vistas de costas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails