...





terça-feira, 18 de agosto de 2015

Como distribuir quadros na parede

Ao pensarmos em decoração, uma das coisas que vêm à cabeça são os quadros, que dão vida e personalidade aos ambientes. Com tantos modelos e molduras existentes no mercado, parece difícil escolher apenas um, então a saída é fazer uma composição. A junção de tudo o que se gosta pode ficar harmoniosa em uma simples disposição na parede. Com um toque pessoal, de acordo com o estilo de cada pessoa, as composições ficam charmosas e criativas, tornando os espaços intimistas e personalizados.

De acordo com Priscilla Costa, consultora da rede Moldura Minuto, para composições é possível usar qualquer tipo de quadro, pois não existem modelos específicos, porém vai depender da preferência da pessoa e da dimensão do ambiente e da parede em que eles serão colocados. Paredes maiores exigem quadros maiores e vice versa. Geralmente os locais mais utilizados para a composição são em cima do sofá, escadas e corredores.

Foto: Arquivo pessoal

É possível misturar fotografia, xilogravura, serigrafia, telas e pôsteres em um único agrupamento. Objetos, molduras vazadas e esculturas, dão um lindo resultado. Imagens abstratas, urbanas ou paisagens também podem ser agregadas. Já para as fotos é possível mesclar, com as que são pessoais ou não.
“Claro que é importante sempre respeitar o equilíbrio entre os objetos utilizados e ter bom senso. A recomendação é que a pessoa utilize apenas uma parte das dimensões para compor com menos quadros, para que não fique muito poluído, principalmente em paredes e ambientes pequenos”, completa Priscilla.
Como cada quadro possui um tipo de moldura, a consultora explica que elas podem ser misturadas, independente do modelo e textura, desde que combinem com as cores do ambiente.

Como distribuir quadros na parede


Para não errar a composição, é aconselhável fazer um molde de cada quadro utilizando papel pardo, jornal ou folha sulfite e prendê-los na parede ou então distribuir os objetos no chão antes de pendurá-los.  Esse procedimento evita que a parede seja furada, antes do usuário ter a certeza do lugar escolhido para os quadros.

Foto: Divulgação

O espaço entre os quadros não precisa ser o mesmo, apenas aproximado. O distanciamento entre a composição e o sofá, cabeceira ou móvel, por exemplo, é de no máximo 40 cm.

Vale lembrar que para colocar os quadros na parede, a pessoa pode optar por utilizar fita adesiva dupla face ou pregos e, neste caso, é aconselhável colocá-los entre os dentes de um pente no momento em que for martelá-los evitando possíveis acidentes.

“Uma recomendação que deve ser seguida não só para composição, é que os quadros devem sempre ficar na altura da visão, cerca de 1,60m de altura, medida do centro da peça até o chão”, finaliza a consultora.

Com infinitas possibilidades, é possível criar composições diferentes, ousadas, que representem momentos, pessoas e famílias e que transmitam, emoções e sentimentos, basta que a pessoa use e abuse da criatividade.

Para inspirar...

Essa composição foi feita no corredor da minha casa. Usei diversos porta-retratos, com moldiras diferentes e só fotos do nosso núcleo familiar. Observe que comecei do centro da parede, pois a ideia é continuar colocando fotos conforme o tempo passar.

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails