...





terça-feira, 22 de setembro de 2015

Passo a passo: como acabar com bichinhos nas frutas

Dizem que bicho de fruta, é fruta, mas na verdade é bem chato quando a gente vai comer aquela fruta que acabou de colher, aquela que você levou um ano cuidando e encontra bichinho dentro dela.

Esse bichinho, é a larva da mosca-da-fruta e pode ser controlado com uma armadilha bem simples de fazer e ecológica também. É essa armadilha que vou ensinar hoje. Eu aprendi com um pesquisador do Instituto Biológico de São Paulo

Passo a passo: como acabar com bichinhos nas frutas

Material
Garrafa pet 1,5l
Estilete
100 ml suco de laranja (2 laranjas mais ou menos)
100 ml de água
Sisal


Passo a passo

1- Use o estilete para fazer cortes quadrados, de 0,5cm à 1cm de lado, na metade da garrafa pet. Corte quatro quadrados, em lados opostos, formando uma cruz.

Observe que o orifício é o suficiente para passar apenas o estilete. Ele não deve ser maior do que essas medidas para evitar que o bichinho saia da armadilha.



4 quadrados, em lados opostos, formando uma cruz. 
2- Prepare 100ml de suco de laranja e coloque na garrafa com 100ml de água. Pode substituir o suco de laranja por suco de uva ou melado.


3- Cada garrafa cobre uma área com cerca de 10 árvores. Como eu tenho mais de 10 árvores e todos os vizinhos também têm. Preparo sempre quatro garrafas e penduro nas extremidades do meu pomar, formando uma cruz. Assim garanto que todas as minhas árvores estarão protegidas.


4- Use sisal para pendurar a garrafa tampada em uma galho que fique à sombra.




Pronto! Agora as moscas irão preferir o suco que está na garrafa do que fruta. Elas entrarão pelos orifícios e não conseguirão sair, morrendo dentro da garrafa. E suas frutas ficarão livres de vez dos bichinhos.

A imagem abaixo mostra uma garrafa 15 dias depois de ser pendurada. Essa é a frequência que eu troca minhas armadilhas. Não é necessário novas garrafas a cada troca, basta lavar, colocar a nova mistura de suco e água e pendurar. Mas, para quem é como eu cheia de manias, depois de ano é bom colocar garrafas novas, ficam muito sujas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails