...





quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Passo a passo: Como decorar a árvore de Natal

Parece bobagem, mas todo ano quando publico a montagem da árvore de Natal nas redes sociais sempre aparece alguém para dizer que ficou linda e que sou muito organizada nessa tarefa. Pois a organização tem tudo a ver com a boniteza da árvore!!! Por isso decidi fazer essa postagem para explicar como faço.

Tenho muitos enfeites, para a casa toda, por que adoro essa época do ano. Desde criança a decoração da árvore ficava por minha conta. Ainda lembro de um ano que enquanto eu pendurava as bolas meu irmão as derrubava com uma pistola que atirava dardos de borracha... Sempre tem uma história envolvendo o dia da montagem da árvore. Há três anos mais ou menos, depois da árvore pronta, descobri mais uma caixa cheia de enfeites e o quarto passo tem a ver com isso...


Como decorar a árvore de Natal

1- Separe todas as caixas. 
Eu usava caixas de papelão muito bem vedadas com fita adesiva para não entrar nenhum bicho, estou substituindo aos poucos por caixas plásticas. E o que não é possível guardar em caixas enrolo em sacos de lixo com muiiiiita fita (baratas amam enfeites de Natal, por isso a neura!). 



2- Monte a árvore

Montar a árvore faz sujeira. Ela solta um monte de "folhinhas", como o local onde coloco a árvore é bem ruim para limpar, monto em outro local e depois de pronta coloco no lugar desejado.


Minha árvore tem os galhos fixos e é dividida em três partes. Então vou armando de baixo para cima, abrindo cada um dos galhos. Tomo o cuidado para abrir em todas as direções assim dá a impressão de uma árvore bem cheia.

Depois que encaixo todas as partes arrumo mais uma vez os galhos para a divisão não ficar aparente.


3- Pisca-pisca
Antes de colocar os enfeites coloque o pisca-pisca e lembre-se de testar tudo antes. Muinha árvore tem 2m de altura, então preciso de no mínimo 4m de pisca-pisca para ficar tuda iluminada. Como eu queria um pouco mais de luz, este ano, usei 6m.

Opte por um pisca-pisca com fio escuro (preto ou verde) se a sua árvore for como a minha, pois ele ficará camuflado, aparecendo só a luz. Eu tomo o cuidado para que todos os fios terminem no mesmo local, na parte de trás da árvore onde será ligado na tomada. Ah! Escolhi um pisca-pisca que tem programação de velocidade, é bem legal. Só aconselho evitar os que têm musiquinha... nem precisa explicar o motivo, né?!

Eu coloco o pisca-pisca antes doa enfeites para esconder os fios e porque é mais fácil!
Atenção
Verifique se todos os fios estão íntegros, inclusive da extensão. Cuidado para não ligar muita coisa junto. Por precaução eu só deixo a árvore ligada quando estou em casa, são muitos os relatos de incêndio, causados por curto em árvores de Natal. 

4- Separando os enfeites

Separo todos os enfeites antes de começar. Por tamanho e "categoria". Isso facilita a montagem e garante que o resultado final seja harmônico. Além de evitar que você esqueça de colocar algum enfeite, como já aconteceu comigo. Está vendo os laços maiores na foto? Pois é eles ficaram de fora em uma ocasião e só percebi quando estava tudo pronto, desmontei e comecei de novo.



5- Colocando os enfeites

Tenho muitos laços, de três tamanhos diferentes, balas, bonecos e bolas. Começo também de baixo para cima. Os laços maiores são colocados nos galhos mais baixos que também são os maiores, Em seguida distribuo os médios mais para cima e os menores por último. Começo pelos laços pois é o que dá mais volume.



Os bonecos são colocados na sequência, depois as balas e por último as bolas. As bolas grandes, também coloco na parte mais baixa, de galhos maiores.


Nem todos os enfeites precisam ser maravilhos, brilhantes e tals, mas precisam ter significado. É claro que se sua árvore é nova você irá construindo esses significados com sua família no decorrer dos anos.

Quando casei, pela segunda vez, fui morar em uma casa grande e realizei o sonho de ter uma árvore grande, mas meus enfeites antigos e do meu marido eram minúsculos (morávamos em apartamento e tínhamos árvores pequenas), comprei fita, fiz laços e colei os enfeites no miolo. Eles nos lembram dos Natais anteriores.

Tenho também um enfeite de papai noel (1) feito pelo meu filho mais novo quando estava no jardim de infância (hoje tem 21 anos). O sapo (2) foi presente dele para meu marido quando ainda éramos namorados, tem esse amarelo e outro vermelho. O Ronald (3) foi trazido para casa pelos meus filhos (o de 21 e o de 26) quando eram crianças, têm mais uns trêss da mesma linha. A cabeça de boneco de neve foi feito por mim, de biscuit, logo que fomos morar juntos.


7- Finalizando

Por último coloco a saia e os bichos de pelúcia. Colocar a saia antes de montar seria mais fácil, mas ela fica suja com as "folhinha" que acabam caindo da árvore e grudam, sendo mais difícil limpar do que arrumar a saia com a árvore montada.

Demoro cerca de três horas para montar a árvore, mas o resultado final vale a pena. Por isso ela é montada sempre no feriado de 15 ou 20 de novembro, ao invés do dia 1º de dezembro como seria o convencional. A desmontagem, muito mais rápida, faço no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Para a decoração total da casa levo quase cinco horas.

No post "Decoração de Natal: gastando pouco" eu falo mais sobre a decoração do restante da casa.

Se preferir assista ao vídeo abaixo.


2 comentários:

  1. Adorei as explicações, agora ficou bem mais fácil decorar minha árvore de natal.
    Obrigado, valeu as dicas!!!

    ResponderExcluir

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails