...





sexta-feira, 15 de julho de 2016

Deu cupim em casa? O que fazer?

Recentemente tive problemas com cupim em casa e não foi daquele tipo que ataca os móveis e deixa um pozinho, mas do tipo conhecido popularmente como cupim de concreto.

Para entender melhor qual a diferença entre eles, leia com atenção a explicação abaixo.

Tipo que deixa um pozinho - são dois tipos: cupim de madeira seca (bichinho da luz) ou coleópteros (brocas e carunchos). Embora tenham suas diferenças, ambos fazem ataque local. Basta tratar o móvel atacado ou jogá-lo fora que o problema está resolvido.

Cupim de concreto - também conhecido como bichinho da luz. Necessário contratar um empresa especializada. É preciso tratar todo o imóvel. 


Como tratar infestação de cupim de concreto

Ao contrário do que o senso comum diz esse cupim não come concreto. Ele se alimenta de celulose, que está presente na madeira, em papéis e na fiação da casa. 

O que ele faz que pode comprometer a estrutura da casa são basicamente duas coisas: encher os espaços dentro da parede com uma mistura de terra, saliva e fezes e comer o que tiver de madeira não tratada. 

Eles irão atacar toda a madeira que estiver em contato direto com a parede, como por exemplo, batente de portas e janelas, no telhado vão direto nas madeirinhas que sustentam as telhas o que pode derrubar o telhado, ainda que não ataquem as madeiras de sustentação, pois são geralmente tratadas.

O que posso dizer é que agem muito rápido. Na minha casa descobri, pois fui pegar um envelope no armário do escritório e quando puxei veio só a dobrinha. Comeram 200 envelopes, e muitas outras coisas, incluindo documentos. A infestação desse armário aconteceu em menos de três meses, pois eu tirei tudo de dentro e limpei havia mais ou menos esse tempo.

Na imagem abaixo você pode ver o estado que ficou um álbum de fotos antigo. Eles comeram toda a capa e a umidade deixada estragou muitas fotos.

Álbum de fotos atacado pelo cupim

Ao arrastar o móvel o que encontrei foram uns cordões (parecido com cadarço de tênis), que são os túneis por onde trafegam. Nas imagens abaixo já havia passado a vassoura, mas ainda dá para ver o aspecto que fica.



O ninho dos cupins pode estar a muitos metros de distância do local atacado. Eles podem, inclusive, ter passado por baixo de outra casa e não a terem atacado. Escolheram a minha, pois era mais fácil de entrar. A casa é antiga e tem algumas rachaduras causadas por uma acomodação do solo. Ao entrar encontraram alimento farto. Foi o que bastou.

Como é feito o tratamento

É preciso contratar uma empresa especializada em descupinização. Não adianta jogar veneno nos focos, pelo contrário, ao fazer isso, eles buscarão um outro cômodo para atacar.

Fiz orçamento com três empresas, que precisam visitar o local. Os valores foram semelhantes e o discurso também. Acabei não optando pelo mais barato, mas por aquele que me pareceu mais confiável e ofereceu o serviços mais completo.

O tratamento básico indicado é o que eles chamam de barreira química que consiste em fazer furos no solo, com cerca de 70cm de profundidade, a cada 30cm~40cm de distância em volta da casa inteira e injetar cerca de 1,5 litros de veneno em cada um desses furos. Na minha casa os furos foram feitos também na parte interna, do cômodo afetado.

Piso da varanda
Piso do escritório
Além da barreira química ainda fizeram:
  • Verificaram o telhado;
  • Aspergiram veneno atrás de todos os móveis que ficam encostados nas paredes;
  • Furaram todos os batentes na parte de cima e injetaram o veneno;
  • Furaram todo os móveis que são fixos na parede, na parte de cima e injetaram o veneno;
  • Jogaram veneno em pó em todos os conduítes da casa. 
Optei por uma marca de veneno cuja garantia era de 3 anos. Foi o melhor custo benefício no momento, já que temos a intenção de fazer uma reforma dentro desse período. Certamente nessa ocasião contrataremos a empresa novamente para fazer um reforço, embora possamos nunca mais ter problemas com cupins.

Convém não lavar o local que foi furado por uma semana e recomenda-se manter os furos abertos por um mês, pois caso precisem voltar, não precisarão furar sua casa novamente!

Se você identificou o problema na sua casa, não demore a entrar em contato com uma empresa especializada. Aqui entre eu descobrir, orçar e fazer o serviço foram 15 dias. Quando terminaram precisei ficar fora de casa por algumas horas, mas pude sentir cheiro de veneno por vários dias, portanto convém levar crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios para outro local por pelo menos uma semana.

Também precisei trocar toda a roupa de cama e toalhas, além de lavar tudo que estava nos armários da cozinha. Isso aconteceu há três meses e pelo visto o problema foi resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails