...





terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como redecorar o quarto das crianças

Quer seja época de férias ou não, muitos pais procuram atividades para realizar com seus filhos. Uma excelente oportunidade é redecorar o quarto das crianças, pois, além de ser um programa que você irá fazer com seu filho, a decoração do quarto dele pode influenciar nos estudos.

Para o prof. Giba Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, não há regras para a construção de um ambiente ideal. “Tudo depende do perfil de cada pessoa, o local pode contribuir ou até mesmo prejudicar os estudos. O interessante é que o estudante conheça seus próprios limites e dessa maneira faça a adaptação. O aprendizado acontece dentro de um ambiente acolhedor, ou seja, a pessoa deve estar à vontade para dedicar muitas horas à mesma coisa.”

Algumas dicas são importantes, de acordo com a arquiteta e consultora da Futura Tintas, Anna Flávia Bueno. “Quando os pais forem decorar os dormitórios dos filhos precisam se atentam a alguns detalhes, para tornar o ambiente mais agradável e favorável ao estudo. Quando nosso cérebro capta as cores ele faz nosso corpo passar por diversas sensações impactantes e, dependendo da cor que detém, afeta não somente nosso humor, mas também nosso raciocínio.

É importante tomar alguns cuidados com as cores, principalmente quando o quarto for o local de estudos do seu filho. Um exemplo é o vermelho que, quando utilizado no ambiente de estudos é uma cor excelente. Já no local de descanso, não. “A cor é excitante e pode dificultar o descanso”, diz a consultora da Futura Tintas.

Cores vibrantes, como o laranja e o amarelo, são estimulantes. Essas cores que nos remete a luz do sol e automaticamente faz nosso organismo produzir um hormônio que se chama serotonina, que nos traz uma sensação de bem estar e estimula o aprendizado. Os tons amarelos e dourados melhoram a confiança e a autoestima. São cores que, se bem trabalhadas, são perfeitas para um ambiente de estudo”, diz Anna.

As cores azuis e verdes, em tons mais suaves, estimulam a criatividade e a concentração. “Um ambiente com itens de decoração ou paredes em azul não é apenas relaxante, mas ótimo para o local de estudo, sendo uma boa opção para o dormitório de um estudante”, diz a consultora.

Num ponto o prof. Giba e Anna Flávia concordam e são enfáticos: a iluminação é fundamental. “É muito importante estudar em um lugar bem iluminado, dentro de um ambiente arejado”, afirma o professor. “No local de estudo é preciso que haja uma ótima reprodução de cor e intensidade de luz, e é indicado utilizar uma luz fria, pois é estimulante. Já na área de descanso o ideal é o oposto: uma intensidade de luz mais baixa e uma luz mais quente para ter um bom descanso”, afirma Anna.

Claro que os detalhes também contam e organização é essencial. Caixas organizadoras, prateleiras, gavetas e armários são importantes para ter os materiais arrumados. Bancada, cama, poltrona e móveis que permitem a criança sentar confortavelmente são essenciais para o ambiente se tornar agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails