...





terça-feira, 15 de maio de 2018

Como comprar pisos e revestimentos

Durante a construção ou reforma, a compra de pisos e revestimentos costuma gerar dúvidas. Afinal, qual é a diferença entre pisos e revestimentos? Onde se aplica cada um deles? Porcelanato ou cerâmica? Ou existem outras opções?

Mas já adianto que a primeira avaliação que deverá fazer é sobre o custo benefício dos pisos e revestimentos escolhidos. Fiz uma reforma recente na minha casa e acabei deixando a ideia de colocar piso em uma determinada área justamente pensando no custo benefício. Trata-se de um local com 100m², que passará por uma nova reforma em 3 anos. Mesmo escolhendo o piso mais barato do mercado, custaria caro, considerando que iríamos quebrar tudo em um prazo tão pequeno, desisti. A solução encontrada foi usar tinta para piso. E deu certo!

Para eliminar essas e outras dúvidas, Jurandi Bitu,gerente de mercado da divisão de pisos e revestimentos da Telhanorte, responde essas e outros questionamentos naturais que surgem na hora de escolher o modelo ideal. 


Como comprar pisos e revestimentos, passo a passo.


Diferenças. O primeiro passo para escolher entre revestimentos e pisos é entender onde cada um pode ser aplicado. Deve ser considerado como piso o que será instalado somente no chão e revestimento é aquele que será aplicado nas paredes.

Cálculo correto. Para definir com exatidão a quantidade que atenderá a demanda, é necessário medir todos os lados do chão para identificar a metragem total (m²) e linear para ambientes que exigem rodapé. Para revestimentos, a dica é medir a altura da parede e a largura do ambiente como, por exemplo, o tamanho de portas e janelas. É sempre indicado levar, pelo menos, uma caixa a mais, devido a possíveis recortes ou quebras na hora da instalação, ou seja, em torno de 10% mais que o apontado no cálculo. É possível fazer o cálculo por meio de recursos simples disponíveis na internet, como a Calculadora Pisos & Revestimento.

Local. É importante avaliar também o ambiente que receberá as peças. 
“Se for uma área molhada, o acabamento não pode ser liso demais por segurança, pois há o risco de escorregar. Caso seja um local com alto tráfego de pessoas, os modelos mais resistentes são as melhores apostas. Já as áreas externas exigem pisos com resistência ao vento e à chuva. É importante ainda refletir sobre o estilo empregado, ou seja, se é um ambiente moderno, rústico ou clean, além da utilização, ou seja, residencial ou comercial”. O importante é sempre utilizar modelos que dialoguem com a decoração e a funcionalidade necessária”, ressalta Bitu.
Formas e tamanhos. No mercado, existem diversos formatos de piso e revestimentos: grandes, médios e pequenos. O ideal é escolher um que seja proporcional ao tamanho da área em que será aplicado. Para ambientes pequenos, formatos menores, enquanto em espaços amplos é recomendado usar peças maiores.

Guia de pisos. Com objetivo de tornar mais fácil e prática a escolha do piso para cada ambiente, a Telhanorte desenvolveu o Guia de Pisos. Trata-se de um canal digital disponível no site da rede, que concentra uma série de dicas e informações voltadas àqueles que ainda têm dúvidas em relação à melhor alternativa para a sua necessidade. Além de apresentar notas sobre locais de aplicação e características que diferem cada produto, a plataforma destaca as mais recentes tendências nesse segmento, um verdadeiro manual para quem deseja se aprofundar no assunto.

Vale lembra ainda que existem outras possibilidades como os pisos vinílicos, pisos laminados, cimento queimado e até tinta para piso dependendo do uso da área, como contei lá no começo. Já pensando nos revestimentos, além das sugestões acima, pode optar pela boa e velha pintura e também pelo papel de parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails